Temos aqui um exemplo de potência através de peças simples, mas com grande eficiência:
Neste exemplar temos um motor 1.6, entenda isso como bloco e cabeçote completos, tudo do Corsa 1.6. No interior do bloco, uma retífica obrigou o uso de pistões com maior diâmetro, resultando numa cilindrada exata de 1.618 cm³. Virabrequim e bielas continuam originais. Com câmbio de 1.0, amigo, saia da frente!!!
O combustível utilizado agora é o etanol que vem do reservatório sugado e impulsionado por uma bomba elétrica de Astra Flexpower. Os jatos de álcool invadem as câmaras de combustão pelos bicos injetores retrabalhados - originalmente do motor 1.6. Na prática, engolia o asfalto na firmeza, passando uma marcha em cima da outra, de primeira até quinta, em uma entrega de potência linear, de 2000 rpm até pouco mais de 5000 rpm. Após essa rotação, o rendimento cai e deve-se engatar outra marcha. A quinta marcha chega ao fim rapidamente, perto do limite de giro. Para ter idéia, em quinta, a 100 km/h, basta pregar o pé no porão que mais parece estar em terceira marcha, tamanha disposição.
O cabeçote recebeu válvulas maiores, passou por polimento de dutos e foi rebaixado levemente, deixando a taxa de compressão em 11:1. O comando de válvulas é o original do 1.6. Com a admissão mais disposta, inclusive com um filtro de ar cônico Race Chrome, o escape deveria mandar embora os "restos mortais" da queima: entrou em cena um coletor 4x1 dimensionado Dudu Escapes, e apenas um abafador SilenPro mantendo o ronco discreto. Afinal, ninguém precisa saber que o pequeno Corsa caminha pra valer.
A preparação do motor custou pouco mais de R$ 2500 (incluindo a retifica). Segundo o proprietário, os pistões eram originais de 1.6, o que obrigou a troca por uma sobre medida. É um original de ótimo desempenho, relação custo X benefício para rodar todos os dias... Bem interessante”, completa o proprietário. Na ponta do lápis, a grana investida elevou a potência para mais de 120 cv no motor. O torque, foi dos 9 kgfm para cerca de 18 kgfm!
Além do motor, algumas mudanças colaboraram para o desempenho completo do Chevrolet: suspensão de rosca Fênix, reduzindo a altura e diminuindo o rolling da carroceria (balanço lateral) e as TSW Evo R aro 16" com pneus 205/40. Detalhes internos também ajudam no prazer ao dirigir: volante, pedaleiras e manopla de câmbio Sparco, mais esportivos e instigantes para uma tocada inspirada.
DICAS:
Preparação 1.6 gasolina
Filtro Max Filter com tubo de admissão R$ 300, trabalho no corpo de borboleta para 48 mm (R$ 180), programação Nascar Powerchips com emulador em tempo real (R$ 650), retrabalho no cabeçote (R$ 800), sistema de escape completo com coletor dimensionado Dudu e abafador SilentPro em aço inox (R$ 1200), velas (R$ 80). Total: R$ 3210.
Preparação 1.6 álcool
R$3210 da preparação similar à gasolina, bicos trabalhados (R$ 250), bomba elétrica (R$ 400), partida a frio (R$ 150). Total: R$ 4010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário