quarta-feira, 23 de junho de 2010

Posso preparar meu carro?


Esta é uma duvida comum entre os donos de carros que querem uma força a mais, ou extrair aquela potencia extra.
Muitas vezes a opção de sobre alimentar o motor parece a maneira mais viável de conseguir esta potencia, mas quando entramos nesta universo da preparação varas duvidas pairam no ar.
Nesta seqüência de explicações que serão publicadas aqui, explicaremos (ou pelo menos tentaremos) todos os prós e os contras da preparação de motores.
Bom como costumo dizer todo motor é passível de uma modificação, de um veneno, de uma fuçada, seja como for que queiram chamar. O que entra em questão para definir esta possibilidade de preparar ou não é o custo/benefício
Se você quer aumentar a potencia em torno de 30% a mais que a original é bem provável que esta conta seja favorável a preparação. Hoje no mercado existem kits turbo para diversos modelos de veículos nacionais e também importados, que começam na faixa de R$ 1.500,00 até algo em torno da (para preparações tops) casa dos R$ 10.000,00
Há também os “aspirados” que seriam a porta de entrada para a preparação. Seria porque na verdade este método de preparação necessita de mais investimento para alcançar o mesmo resultado que um turbo, em contrapartida sua vida útil é bem maior que com a utilização dos turbo compressores. Mas ainda assim é possível ganhar um fôlego a mais com a troca de comando de válvulas, acerto de injeção (chip) ou carburação, e a instalação de um escape 4x1.
Claro que para qualquer tipo de preparação é necessário que a vida do motor esteja em dia, portanto antes de preparar faça uma revisão detalhada abra o motor e se necessário faça uma retífica. Por falar em retífica outra questão muito comentada é a de rebaixar o cabeçote.
Caso sua idéia seja turbinar não rebaixe, isso aumentará a taxa de compressão e o risco de quebra aumenta consideravelmente. Já se for aspirar até pode ser feito, contanto que respeite os limites do curso das válvulas e dos pistões.
Faça as contas, procure referências e veja o que atende sua vontade, depois mãos a obra. Um trabalho bem feito vale mais que uma turbina gigante para um motor pequeno, ou vice e versa.
A eficiência e o resultado dependem de um projeto adequado para cada caso. Fica aqui a dica.Posteriormente publicarei como saber qual tipo de preparação para cada caso.

Acelere, mas com responsabilidade: Racha não, arrancada sim !

Nenhum comentário:

Postar um comentário